quarta-feira, 8 de julho de 2009

Live Streaming, essa moda vai pegar ...



Qua, 08 Jul - 15h06 Audiência de eventos 'live streaming' cresce no País

Por Gustavo Miller

São Paulo, 06 (AE) - Como bom fã de "Lost", o estudante Tenerry Freitas, de 17 anos, é daqueles que madruga às quartas-feiras para assistir a um novo episódio na web, horas depois de a série ir ao ar nos EUA. Na última temporada, ele pode ir para a cama mais cedo nesse dia da semana, pois viu o programa ao vivo, ao mesmo tempo que os norte-americanos.

O chamado "live streaming" é a transmissão em tempo real pela internet. No caso de "Lost", funciona da seguinte maneira: nos EUA, alguém conecta seu televisor ao computador e depois usa um site para retransmitir o sinal. Alguns fazem o streaming com a opção de "closed caption" ligada, para facilitar a compreensão da língua original.

A página mais popular desse gênero é o Justin TV (www.justin.tv), especializada em exibir eventos esportivos. A qualidade do sinal não é perfeita. Dependendo do número de pessoas que estiverem acompanhando, a transmissão cai. Tenerry não liga para a dificuldade que tem em usar o Justin. "É a necessidade de saber, de resolver logo algumas dúvidas. Sou ansioso", admite.

O "live streaming" é uma aposta entre os sites das emissoras de TV do Brasil. O torneio de Wimbledon foi transmitido ao vivo pela página do SporTV e pelo Globo.com - mesmo para quem não é assinante. Em junho, o site do SporTV registrou 9 milhões de video views.

O Multishow transmitiu o festival Planeta Atlântida e o show do Radiohead em São Paulo ao vivo pela internet - enquanto, na TV, a apresentação da banda inglesa foi interrompida para dar lugar ao Big Brother Brasil. O site busca, assim, ter vida própria; quer deixar de ser só um complemento do canal.

"Não esperamos que os telespectadores caiam no canal 42 e, então, nos visitem. Nós vamos lá na internet buscá-los", diz Daniela Mignani, gerente de marketing do Multishow.

O Terra TV atinge picos de audiências durante "live streamings": nas coberturas do carnaval de Salvador e transmissão de jogos de futebol. Uma partida do último Campeonato Sul-Americano Sub 20, entre Brasil e Argentina, registrou 387 mil "webespectadores". Uma audiência notável quando comparada com a da TV paga.

ONDE VER:

- Globo: Trechos de programas, reportagens e lances esportivos (do SporTV, inclusive). Para assinantes, o conteúdo é na íntegra (www.globo.com);

- Record: Canal no YouTube passa novelas e séries (www.youtube.com/rederecord);

- Band: Todos os programas podem ser vistos na web (www.band.com.br);

- Rede TV!: Novo portal foca na produção de vídeos (www.redetv.com.br);

- ESPN Brasil: Trechos de programas e grandes reportagens do canal de esportes (www.espn.com.br);

- MTV: A programação inteira está no www.mtv.com.br;

- Terra: Séries de TV e jogos de futebol (www.terratv.com.br);

UOL: Parceira de BandNews, Cartoon, Cultura, Discovery e TNT (www.tvuol.com.br);

- All TV: Pioneira na TV online, com programação própria (www.alltv.com.br);

- Just TV: Web TV 24 horas ao vivo (www.justtv.com.br);

- TV Jam: Só atrações esportivas (www.tvjam.com.br);

- WTN: Canal online de entretenimento (www.wtn.com.br).

Fonte: Yahoo! Tecnologia

Um comentário:

  1. Assistir agora o seu programa preferido é pela net, como será? É a Live Streaming mudando a sua maneira de assistir TV.

    ResponderExcluir

"Se o mal soubesse o quanto é bom fazer o bem, seria bom por pura maldade".


Rui Barbosa